O Arquiteto e Urbanista é o profissional que projeta, coordena e planeja a construção ou reforma de lares, imóveis, locais de trabalho, pontos de lazer e de estudo, cidades, ruas, praças e jardins, conforme as necessidades da comunidade. O objetivo dele é fazer com que cada uma dessas obras funcionem bem, sejam confortáveis para os habitantes, tragam qualidade de vida e agreguem valor estético à região. Ou seja, um lar projetado por um arquiteto deve conter todos os cômodos e objetos que os moradores necessitam, com iluminação e ventilação adequadas, espaços planejados para seus pertences e carros, etc. Além disso, deverá respeitar a legislação do local que será construído, adequando às edificações do entorno e com cores e detalhes ao gosto do cliente, cumprindo assim sua função estética.
As atribuições profissionais do Arquiteto são requeridas tanto na iniciativa pública quanto na privada. É necessário pensar na cidade em todas as escalas e de forma conjunta. Ele tem a habilidade de criar espaços adequados às várias atividades que os seres humanos realizam ao longo de suas vidas. Criatividade, sensibilidade e interesse pelas artes são algumas características inerentes ao profissional, além de aptidão para trabalhar com números, a exatidão e a meticulosidade, a capacidade de observação e análise.
Outra importante função do Arquiteto na sociedade atual é o uso da Arquitetura Sustentável. O arquiteto é capaz de projetar soluções utilizando diversas tecnologias que preservem os recursos naturais, como reaproveitamento da água da chuva, sistema de aquecimento de água ou de energia através da luz do sol, uso de materiais reciclados, etc.
Se o profissional não é valorizado as cidades ficam desorganizadas, mal planejadas e caóticas. Enormes estruturas são erguidas somente pelo interesse financeiro, sem sentido e sem planejamento.